Silêncio ensurdecedor

Vai para o trono ou não vai?A placa saúda os motoristas que chegam à capital: “Senhores visitantes, em Brasília evitamos buzinar”. O pior é que é verdade. Fon fon é uma onomatopéia rara nas vias da cidade. Espera-se 40 minutos atrás de um carro que não consegue entrar no fluxo, encosta-se no pára-choque de outro que segue a 20 km/h na pista da esquerda, mas nada de meter a mão na buzina. O brasiliense desconhece, ou finge desconhecer, esse eficaz, enquanto improdutivo, instrumento de catarse. Morde os lábios, desfia impropérios, faz cara feia; tudo menos ser malcriado. O problema é que, no trânsito, polidez não corresponde a efetividade. O motorista daqui é notoriamente barbeiro. E, se buzinada não pode, que leve pelo menos um troféu. Abacaxi.

Anúncios

4 Respostas so far »

  1. 1

    Ricardo Moraes said,

    Por falta de tempo, indisposição para ir ao mecânico, vontade de vender o carro etc, já passei dias rodando com o freio ruim, já andei semanas com problemas de vela (o carro morria quando tirava o pé do acelerador), mas sem buzina não deu. Quando ela quebrou, ano passado, fui consertar no dia seguinte.

    Não consigo imaginar a vida sem a possibilidade de buzinar.

    Talvez em Brasília não seja tão ruim porque você pode buzinar – mas não buzina por educação. Não ter a buzina lá, acredite, faz com que magicamente surjam carros dando ré em sua direção sem olhar para trás, loucos comecem a te fechar (sem ouvir reclamações) e de repente você se sinta um alvo quando passa pelas ruas.

    Incrivel como poder fazer barulho faz diferença.

  2. 2

    DomRafa said,

    Aqui eles preferem o farol alto mesmo… Mas também, quando metem a mão na buzina, a coisa é pra valer! Enquanto escrevia isso, escutei 2 buzinadas típicas das 6 da tarde aqui em baixo…

  3. 3

    Seguindo o raciocínio do Trovão, de que eles podem buzinar, mas evitam, os brasilienses provavelmente poderiam dirigir melhor, mas evitam. Afinal, reza a lenda que a cidade não tem cruzamentos, então alguma coisa eles tiveram que providenciar para diminuir o tédio no trânsito.

  4. 4

    Thifanny said,

    Evita-se buzinar. Roubar, pode.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: