Papas na língua

Enrolling TonguesDurante muito tempo, a insegurança me manteve em estado de negação, mas hoje estou certo de que sou um poliglota. Recapitulemos: tenho domínio limitado do espanhol, fraco do alemão, pedestre do chinês e horrendo do francês. Desconheço quem fale mal mais idiomas do que eu. Por isso, ao receber a tarefa de acompanhar jornalistas da Argélia em viagem ao Brasil, não esquentei a cabeça. Bastaria um bonjour aqui, um ça va bien acolá e… bem… voilà. No entanto, num desdobramento que não chega a ser novidade, eu não poderia estar mais errado. A cada instante, ulula a obviedade de que, no quesito constrangimento, balbuciar palavras ininteligíveis supera a mudez com larga vantagem.

Preciso, urgentemente, aprender a falar direito uma língua estrangeira que não seja o inglês e o português. Português? Claro. Português, para mim, é grego.

2 Respostas so far »

  1. 1

    André said,

    Já falei:a boa é aprender chinês. Eu mesmo venho prometendo, a quase um ano, que vou me dedicar ao chinês.

  2. 2

    Jan said,

    Quanta modéstia. Ainda que mal faladas, essas línguas levam às melhores casquinhas (ou às melhores cerejas no topo do sundae) das nossas andanças por tierras de humos e afins. E depois, nada supera o falar do “Jueves”, é o que dizem.
    Quanto a mim, o próximo semestre promete: haverá vaga num dos cursos de idiomas oferecidos pelo tribunal? Espero um tanto curiosa pela oportunidade de aprender as ancestrais declinações do latim ou a pronúncia rascante do alemão ao lado de colegas servidores e magistrados da primeira região.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

