Surrealismo

Assim eu me derreto todoEm Brasília faz sol. Faz sol de manhã e de tarde, no inverno e no verão. Faz sol até quando chove. É, como se sabe, um sol inclemente, que tem o mau hábito de elevar o índice UV ao nada salutar nível “extremo”. Um sol que queima a pele e ofusca os olhos. Talvez também ofusque outras faculdades humanas…

Brasília já se enfeitou para o Natal. Quinze mil lâmpadas iluminam a Torre de TV, outras quinze mil ornamentam a Esplanada dos Ministérios. Presépios e árvores, aqui e lá, completam o visual.

E onde se unem as duas histórias? Bem ali, entre a Rodoviária e a Esplanada, no gramado em que se erque um até simpático conjunto de brinquedos e decorações. Naquele exato local, todo altivo e sobranceiro, encontra-se nada mais nada menos do que um boneco de neve inflável.

Muitas pessoas vêem na figura apenas um personagem simpático que encanta as crianças. Outras vêem um símbolo natalino, como tantos, herdado dos países do Hemisfério Norte. Admito que não consigo deixar de ver um boneco de neve sob o sol de Brasília.

Pensando bem, de repente, o louco sou eu.

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    André said,

    Sem querer justificar um boneco de neve sob o sol do cerrado, alguém tem alguma sugestão de um símbolo de Natal autóctone? De preferência veranil.

  2. 2

    M i l said,

    Símbolos de Natal são fogo, mas as pessoas curtem bastante… Um boneco de neve em Brasília de fato é sem noção… que tal um presépio pra ter mais a relação com a cidade?

  3. 3

    Ricardo M.de Moraes said,

    Um Papai noel, com aquele casaco vermelho de inverno, também não ajuda muito. Talvez uma árvore de natal funcionasse direitinho…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: