Crime inexistente

O mundo gira e a lusitana rodaHá uns 5 dias, furtaram o carro de uma amiga. Há uns 25, também. O carro não é o mesmo, nem a amiga, mas as histórias têm muito em comum. Modelo: Uno. Local: Asa Norte. Paradeiro: desconhecido. As duas registraram boletim de ocorrência. Nenhuma das duas crê na recuperação do veículo. Num dos casos, que seria cômico se não fosse trágico, a polícia chegou a descrever a provável forma de atuação do(s) bandido(s) e a sugerir estratégias para se tentar encontrar o automóvel. A própria ir às ruas para buscar solucionar o crime, ao que parece, não foi cogitado.

A explicação silenciosa para a passividade policial diante dos furtos de automóveis, CD players, rodas e estepes (e até macacos) é de que há delitos mais graves em que se concentrar os esforços. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, diz a lei, não passa de crime contra o patrimônio. E patrimônio, segue o raciocínio, é o que não falta às vítimas em questão.

Trata-se do crime perfeito. Os ladrões correm risco ínfimo. Os ex-proprietários, depois do lamento protocolar, prontamente substituem seus bens – não raro aproveitando ofertas imperdíveis em feiras insuspeitas. A polícia, diligentíssima, dedica-se a ocorrências mais sérias. E o mais importante: dessa história, ninguém sai ferido. Por enquanto.

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    Trovão said,

    É em Brasília que a polícia tem o salário igual ao da Polícia Federal?

  2. 2

    rchia said,

    Valores iniciais:
    Agente da Polícia Civil: R$ 7.317.
    Soldado da Polícia Militar: R$ 4.030.

  3. 3

    Trovão said,

    Isso é um bom argumento para os governadores que recusam pedidos de aumento da polícia nos seus estados. Pelo jeito, salário alto não é garantia de eficiência…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: