Gama, que Gama?

O Gama mais conhecidoMuitos dos torcedores brasilienses que não quiseram ou não puderam desembolsar R$ 180 para assistir ao chocolate aplicado pelo Brasil em Portugal, na quarta-feira, não conseguiram tirar uma pergunta da cabeça: onde, afinal, fica esse tal de Gama? A resposta mais objetiva, “33 quilômetros a sudoeste de Brasília”, não abranda a ignorância de quem raramente tira as rodas do Plano Piloto. Como todo mundo sabe, até o brasilienseparaibano Herbert Vianna, Brasília é uma ilha. Cercada de regiões administrativas por todos os lados.

A região administrativa Gama, espalhada por uma área de 276,34 km², abrange a outrora denominada cidade-satélite Gama, de apenas 15,37 km². Ao menos, é o que diz a página da Administração da RA II, que conta também, com impressionante clareza, a origem do nome: embora não se tenha conhecimento exato da origem da palavra GAMA com que se intitulava a fazenda que emprestou seu nome à cidade, uma coisa é certa: ela partiu do Platô do Gama onde se localizavam as cabeceiras do ribeirão do mesmo nome.

É nesse lugar, perto do Platô do Gama, que se situa o estádio Bezerrão, onde outro símbolo da região administrativa, a Sociedade Esportiva Gama, mandará seus jogos na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2009. Alguns destemidos moradores de Brasília tiraram os pés da ilha e desbravaram uma das mais distantes RAs do Distrito Federal na quarta-feira. Outros, como eu, quando alvos da pergunta fatídica, terão de continuar a responder: fica logo ali, depois do Núcleo Bandeirante, perto de Santa Maria.

Santa o quê?

Anúncios

4 Respostas so far »

  1. 1

    Trovão said,

    Não posso falar muito. Até hoje não me aventurei a desbravar os caminhos que levam ao Engenhão, aqui no Rio…

  2. 2

    Zak said,

    O senhor esqueceu de dizer que o Gama é um dos principais times do futebol candango (já chegou à primeira divisão, veja você) e que o clássico do DF é Gama X Brasiliense. Este último (um misto de lavanderia e time de futebol) é de propriedade do ex deputado cassado Luis Estevão.
    E ainda dizem que Brasília é uma cidade grande…

  3. 3

    […] 12, 2009 · Arquivado em Uncategorized O leitor mais atento já percebeu que não sei onde fica o Gama, que tenho certa dificuldade para localizar órgãos públicos e que a natureza […]

  4. 4

    […] da sua segunda rodada, com as emoções de sempre. Ontem, por exemplo, o clássico Brasiliense x Gama terminou num espetacular zero a zero – o típico teste pra cardíaco. De acordo com […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: