Disneylândia, DF

OriginalA W3 Norte virou praça de guerra no fim da tarde de ontem, quando três bandidos armados atacaram funcionários de uma empresa de transporte de valores na frente da agência do Banco do Brasil da 504 Norte. O saldo da chuva de tiros que espalhou o pânico na área foi um vigilante morto e outro ferido. Os assaltantes fugiram a pé e, segundo testemunhas, levando um malote de dinheiro, o que é negado pela polícia. Se a ação tiver sido consumada, a ocorrência deve ser tipificada como latrocínio, o roubo seguido de morte. Um crime que já cresceu 13,6% este ano em comparação a 2007.

Bastaram poucos dias em Brasília para que me chegasse aos ouvidos a popular analogia entre a capital e a Disneylândia. A comparação, fundamentada no realismo fantástico do padrão de vida local, nunca me agradou. Primeiro, por confundir Brasília com Brasília, quando, na verdade, Brasília é muito mais confundida com o Distrito Federal. Segundo, por referir-se, em tom faceiro, a uma realidade que costuma levar a tragédias e não a passeios divertidos ao lado de criaturas de pelúcia.

No coração desta Disneylândia candanga, como se vê pela matéria do Correio Braziliense, Mickey morre na praça de guerra, Pluto corre de bandidos armados e Donald cai sob chuva de tiros. E o pior: haverá aqueles que, ao se depararem com essa péssima letra de rap (ou música dos Titãs), pensarão estar diante de uma inesperada novidade.

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    […] quase três vezes o de São Paulo), é campeã de desigualdade e vive cercada por miséria e violência crescentes. De tão bem planejada, organizou até a pobreza, isolando os indesejáveis com a […]

  2. 2

    […] Asa Norte deixou os locais indignados e em busca de uma explicação para os casos de violência em pleno paraíso. Uma turma considerável partiu logo para as críticas à Polícia Militar, que não agiria à […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: