Eu, eu mesmo e Campos

Auto-retratoDois anos de mudança costumam ensejar momentos de reflexão. Por sorte, minha e do leitor, a falta de tempo e uma oportuna leitura recente se uniram em prol do bom gosto. O texto é de Campos de Carvalho, em A lua vem da Ásia; os olhos fechados e abertos são meus.

Um chinês bêbado é muito difícil de distinguir-se de um chinês sóbrio. Ambos têm olhos fechados, embora abertos, e sorriem tranqüilamente para o nada, como é do seu hábito. Há instantes em que eu me sinto um chinês perfeito – Chiang O’Lyi, por sinal – e me ponho a rememorar todos os meus antepassados milenários, com rabichos e bigodes em forma de antena, captando o mistério que vem dos subterrâneos do mundo. Cada dia, aliás, eu pertenço a uma raça diferente, negra, amarela, roxa ou simplesmente furta-cor, e já me tem acontecido despertar sob a pele de uma raça ainda inexistente e de que só darão notícia os etnólogos dentro de mil anos, se até lá chegar a raça humana.

2 Respostas so far »

  1. 1

    […] janeiro 28, 2010 · Arquivado em Uncategorized Em três anos, clichês à parte, muita coisa muda. O indivíduo troca de emprego, troca de carro, troca de endereço. Passa a falar de outros assuntos. Aprende a se situar, a andar na linha e a superar obstáculos. Até começa ase alimentar melhor. Em respeito ao movimento incessante da vida, para marcar meus três anos de Brasília, utilizarei um expediente inédito: a citação. É ou não é? […]

  2. 2

    […] e me pergunta sem cerimônia: “Você veio assistir a Um conto chinês?” Eu, legítimo Chiang O’Lyi, respondo meio desconcertado que sim, e ela completa na hora: “É ma-ra-vi-lho-so!” […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

