Passeata de incompetência

Onde estarão os carros do BPTran e do Detran?Devo ser uma das poucas pessoas por aqui que não odeiam as manifestações na Esplanada. Pelo contrário, numa capital tão distante – em mais de um sentido – da realidade do país, passei a achar que marchas e reuniões em praça pública são a única maneira de interferir no alheamento que impera no coração do Brasil.

Exageros poéticos à parte, o fato é que uma manifestação de agricultores parou as vias centrais de Brasília na manhã da quarta-feira (27), fazendo os motoristas arrancarem os cabelos – cada um, naturalmente, em seu próprio carro. A quinta-feira amanheceu com a indignação costumeira nos jornais. “Foi preciso muita paciência”, choveu no molhado o Jornal de Brasília. “Em 6 anos, trânsito será igual ao de SP”, agourou o Correio Braziliense.

As autoridades explicaram, como de hábito, que há carros demais, que os manifestantes não cooperam (!), que o sistema viário está estrangulado. O Batalhão de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar, garantiu até que tem esquema especial para eventualidades como aquela.

O que ninguém – nem os jornais, nem as autoridades – contou é que, entra passeata, sai passeata, não se vê uma intervenção concreta para reduzir os efeitos negativos no trânsito. Desvios, fechamentos de acessos, inversões de faixas, desligamento de semáforos e guardas na orientação ao motorista são medidas que, aparentemente, nunca passaram pelas cabeças pensantes do BPTran e do Detran.

O “esquema especial” da PM resume-se a fechar três faixas aos veículos para que ninguém seja atropelado. É um bom início. A vida, afinal, deve vir em primeiro lugar. Pena que a iniciativa venha sempre em último.

Anúncios

4 Respostas so far »

  1. 1

    Gabriel said,

    É muito interessante fazer em nossos blogs observações que todos já estão cansados de saber. Todos já pensaram e alguns comentaram, mas quem devia ter observado – quem está “no comando” – nem sonha com aquela saída. Será que alguém lá de dentro tem acesso a internet?

  2. 2

    ReMoTa said,

    “Uma das poucas pessoas” é modéstia sua. Certamente você é a única.

  3. 3

    Bel said,

    RC, taí uma das coisas que me tiravam do sério aí… afffff
    hei, o desafio está aceito. Tô voltando de vez pra Brasólia, feliz da vida! Já comecei os alongamentos porque sei que Wii requer preparo físico! kkkkkk bj

  4. 4

    […] dúzia e o desinteresse de um batalhão. Testemunhei cinco governadores (em breve talvez seis), protestos de todo tipo, silêncios […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: