Vida e qualidade

Sombra e água (de coco) frescaOs brasilienses andam inconsoláveis. Depois de se consagrar como “cidade de melhor qualidade de vida no Brasil”, segundo ranking da consultoria americana Mercer, Brasília sequer aparece numa nova listagem, agora da revista britânica Economist. Rio de Janeiro e São Paulo ficam com a honraria, empatados no 92º lugar mundial, entre 140 concorrentes. Na avaliação da Mercer, divulgada em abril, Brasília ocupa a 105ª posição, à frente do Rio (117º), São Paulo (118º) e Manaus (130º).

Os argumentos da torcida candanga já estão na ponta da língua: a comparação da Mercer é mais abrangente, por considerar 215 países, e mais criteriosa, por avaliar 39 fatores em 10 categorias contra 30 e 5, respectivamente, da Economist. Brasília na cabeça!

Aliás, deve ser por isso que no banco de permutas do meu trabalho há 209 pessoas querendo sair do Distrito Federal (para 19 capitais) e 9 interessadas em fazer o trajeto contrário.

Anúncios

5 Respostas so far »

  1. 1

    Bel said,

    Acho que tudo na vida é uma questão de identificação. Geralmente, quem é daí e conseguiu realmente criar vínculos afetivos, sempre quer voltar. Digo isso pq fiz o movimento de sair e agora estou voltando, plena de certeza de que meu canto é aí. E não digo que Brasília é melhor que Fortaleza. Gosto demais dessa cidade e sei que vou sentir muita falta de muita coisa. Sei que é simplesmente uma questão de gosto, como tem gente que prefere coca-cola ao invés de guaraná (simplificando muuuuito). Mas a paz que eu sinto em saber que tô chegando no meu mundo de novo… é inigualável! =) Você é de onde? Beijo

  2. 2

    Erika said,

    Oi, será que você, carioca-de-corpo-e-alma-morando-em-Brasília, poderia explicar para uma pernambucana-morando-no-Rio-de-mudança-para-Brasília por que diabos essa gente tem mania de fechar as varandas com o tal blindex? Eu, que dou valor a uma boa varandinha, não consigo encontrar explicação. Seria uma das alternativas abaixo?
    (a) Eles gostam de salas com formatos estranhos, por isso incorporam a varanda.
    (b) Gente que vem de lugares quentes não sabe que em BSB faz muito frio e que é melhor fechar a varanda mesmo.

  3. 3

    rchia said,

    Bel,
    Sou do Riu (com u mesmo, para não perguntarem “que Rio?”). Não falo muito de lá para não irritar os leitores…

    Erika,
    Acho que você tem certa razão nas duas opções. Na (a), eu acrescentaria que, como muitos apartamentos são pequenos, a varanda é incorporada para aumentar a sala. Além disso, há a questão da poeira, principalmente aquela terra vermelha que suja tudo.

  4. 4

    […] Distrito Federal Paulo Octávio no último ano. Eram épocas de ufanismo, da Brasília campeã de qualidade de vida, destino turístico imperdível, maior renda per capita do país, símbolo perfeito da república e […]

  5. 5

    […] gaba-se da “qualidade de vida“, da “tranqüilidade” e da “maior renda per capita do país”, […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: