Gastronomia pública (II)

Milhões na mesaUm dos temas mais palpitantes do início do blog, a gastronomia pública, virou recentemente tema de série do Correio Braziliense*. O leitor do jornal ficou sabendo, por exemplo, que funcionam, hoje, dez restaurantes subsidiados na Esplanada dos Ministérios e que o mais barato é o do bloco R (Comunicações e Transporte), com um quilo de comida a diminutos R$ 7,97. Descobriu também que uma única empresa opera cinco desses estabelecimentos e que fora dali, no paraíso do Legislativo e do Judiciário, a comida é melhor e mais cara.

Algumas dúvidas, no entanto, permanecem. Restaurantes em órgãos públicos dão lucro? Um sócio da empresa Manancial garante que “vale a pena”. Para uma sócia do Taioba, porém, “o negócio é pouco lucrativo”. E os subsídios? Uma matéria informa que “os restaurantes da Esplanada não se beneficiam de subsídios integrais”. Outra garante que, no Legislativo e no Judiciário, “o volume de subsídios – como isenção ou redução na cota de aluguel, água ou energia – é menor”. Interessante e pouco conclusivo.

No fim, a série satisfaz como serviço e curiosidade, mas fica devendo no aspecto investigativo. A pança cheia, pelo menos, continua garantida.

* As matérias foram publicadas nos dias 24/5, 01/6, 08/6 e 15/6. O acesso ao conteúdo do Correio é restrito a assinantes.

Anúncios

4 Respostas so far »

  1. 1

    Dri Viaro said,

    Passando pra conhecer o blog, e desejar boa semana

    bjs

    aguardo sua visita 😀

  2. 2

    Bel said,

    Lembra do caso daquele restaurante do senado, na époa do mensalão e Severino Cavalcante? Afffff
    RC, Brasília é liiiiiinda! Muito mais legal que o Riuuuu! kkk
    brincadeirinha. O Rio é lindo! =)

  3. 3

    rmoraes said,

    Se tivesse que escrever uma definição otimista, diria que BSB é uma cidade de bons restaurantes (com cozinha típica de outros lugares).

  4. 4

    […] os preços tendem a ser mais altos nas regiões mais nobres e mais baixos nas mais modestas, mas os restaurantes dos órgãos públicos garantem uma alternativa de preço baixo (em torno de R$ 10, o quilo) até no Plano Piloto. Menus […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: