Sorrindo (à toa)

Uma tia felizSe Brasília não é o paraíso, deve ficar bem perto. Segundo pesquisa realizada como parte de tese de doutorado em economia, a ser defendida na UCB, 85,69% dos brasilienses são felizes ou muito felizes. Os infelizes ou muito infelizes, por sua vez, representam só 5,92%. Aspectos como gênero, estado civil e religiosidade, aparentemente, não exercem influência significativa no grau de satisfação com a própria vida. A verdade, não obstante, é que as chances de ser feliz são um tantinho maiores para o seguinte perfil: mulher, acima de 45 anos, solteira, sem filhos, religiosa. Vai encarar?

Anúncios

4 Respostas so far »

  1. 1

    Trovão said,

    Felicidade é uma daquelas coisas que é quase impossível de medir. Não dá pra ter uma medida objetiva e comparável entre pessoas diferentes. Se o critério for autodeclaração, a subjetividade estará lá, firme e forte, se for outro, também.

    Desconfio mais ainda dessas pesquisas quando começam a querer usa-las para avaliar políticas públicas em lugares em que a economia tem problemas.

    Em países em que a economia vai mal, eventualmente aparece alguém dizendo que se deve parar de olhar para o PIB, que o importante é aumentar a Felicidade Interna Bruta (idéia lançada nos anos 70 pelo rei do Butão). Mas não dá pra medir isso de um jeito comparável, nem entre lugares diferentes nem ao longo do tempo.

  2. 2

    josi paz said,

    seu comentário virou post, sabia? amei. volta sempre. amo vc lá no a pé em brasília.

  3. 4

    […] em Uncategorized O economista Adolpho Sachsida é um sátiro. Depois de tentar dissecar a felicidade brasiliense, apareceu com um tal Índice Bolha, que se dispõe a mostrar que comprar um imóvel no Distrito […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: