50 Cruzeiro

Lar da nobreza da capitalUma repassada por seus nomes anteriores – Cemitério e Gavião – basta para ver que o Cruzeiro não é a típica vizinhança de Brasília. Nas frentes das casas, vizinhos batem papo; em torno dos prédios, cercas protegem os moradores de si mesmos. Nas ruas, carros e motos – ocasionalmente importados, quase sempre populares – circulam num ritmo diferente da procissão a vidros fechados das grandes avenidas. Lá existe feira, ginásio, quiosque de costureira, escola de samba, bar de flamenguista.

Nascido “núcleo urbano”, reclassificado como Setor Residencial Econômico Sul (SRES), uniu-se, por lei e afinidade, ao Setor de Habitações Coletivas Econômicas Sul (SHCES) e assim virou, no fim da década de 1980, Região Administrativa.

Hoje, 30 de novembro, o Cruzeiro completa 50 anos. Vizinho do nobre Sudoeste, tecnicamente no Plano Piloto, não passa de um bairro de subúrbio. Parabéns.

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    É lá que acontece o Suvaco, genuino carnaval pernambucano em Brasília, quinze dias antes do sábado de carnaval oficial. Imperdível pra quem gosta de folia, recomendado pra quem não gosta também, pela alegria verdadeira que une o bloco – de verdade como a cidade que o acolhe. 🙂

  2. 2

    Flavia said,

    Oriunda da SHCE-Sul Qd. 207 bloco D apt. 203 – CEP: 70650-270
    Ainda peguei prédios sem grades, cheiro de eucalipto entranhado no “apertamento”, brincar na rua, tomar banho de chuva, soltar pipa, bolinha de gude, jogar bete, menos construções nas redondezas, samba na ARUC, família na feirinha, capoeira com Mestre Pombo, inauguração do Makro e final de semana exclusivamente no Park Shopping. Coisas típicas do “Cruzbúrbio”, que não se vê no Plano Piloto. Bons tempos aqueles!

  3. 3

    Mari, de BSB said,

    O lugar é simpático mesmo. E não merecia estar com os blocos tão detonados…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: