Frases de Oscar

O frasista de BrasíliaAos 102 anos, completados há uma semana, Oscar Niemeyer carrega o peso de ser um brasileiro “gênio da arquitetura”. Assim qualificado, é convocado a dar opinião não só sobre seu ofício, como também sobre política, casamento, longevidade, religião, cultura, esporte… É provavelmente Brasília, contudo, o tema mais freqüente nas entrevistas. A cidade de três pais e nenhuma mãe merece o respeito do gênio, mas nada que se confunda com papas na língua. No passado, Niemeyer lamentou sua incompletude; hoje, devidamente provocado, usa substantivos menos nobres para defini-la, em parte.

“Bom, (em) Brasília, você tem acho que duas classes de habitantes… Você tem o habitante que mora no Plano Piloto, que tem apartamento, tem tudo. Essa parte de apartamento ligado à escola e ao comércio local foi muito bem pensada pelo Lucio, funciona muito bem. Agora, você atravessa Brasília, chega nas cidades-satélites, é uma merda.”
Oscar Niemeyer, em entrevista a Kennedy Alencar, da RedeTV!

4 Respostas so far »

  1. 1

    Bel said,

    RC, vim aqui te desejar um ótimo 2010.
    e que vc descubra coisas boas dessa nossa cidade pra colocar aqui de vez em quando.
    Eu juro, elas existem. rs rs
    Espero que em 2010 seu blog continue assim, divertido e cheio de pecados capitais =) bjs

  2. 2

    rchia said,

    Bel,
    Muito obrigado pela lembrança! E, se você procurar bem (bem mesmo), vai ver que já descobri algumas coisas boas nesta cidade. Acho até que preciso das duas mãos para enumerá-las… ahn, na verdade, não.

  3. 3

    Meu nobre colega, estou cá retribuindo com injustificável atraso as suas visitas ao meu blog quando me deparo com essa pérola, que eu ainda não conhecia, proferida pelo Niemeyer. Não culpe Brasília por isso, já que ele foi exportado para nós pela Vossa terra. A propósito, essa frase dele colabora para a minha tese de que as grandes personalidades do nosso Brasil, como Niemeyer, Silvio Santos e Compadre Washington, estão perdendo as papas na língua conforme a idade vem chegando. Será que ficaremos assim?
    Quanto à sua resposta à Bel, tenho certeza que a nossa amizade ocupa um dos dedos da sua mão (espero que não seja o médio)!
    Mestre, te aguardo na comemoração do meu aniversário, se você estiver por aqui.
    Abração,
    DJ

  4. 4

    […] as filas neste 1º de maio chegaram a demorar duas horas. A estrutura, projetada por (quem mais?) Oscar Niemeyer e apelidada de Flor do Cerrado, tem 185 metros de altura. Os visitantes podem admirar a capital do […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

