Argumentos imóveis

Imóveis: eterno bom investimentoO economista Adolpho Sachsida é um sátiro. Depois de tentar dissecar a felicidade brasiliense, apareceu com um tal Índice Bolha, que se dispõe a mostrar que comprar um imóvel no Distrito Federal para alugá-lo pode ser um péssimo negócio. “A definição de bolha especulativa é o descolamento entre o preço real de um ativo e o retorno garantido por ele. No caso específico dos imóveis no DF, verificamos a existência de descolamento entre o que você paga para comprar e o que você ganha com o aluguel”, explicou ao insuspeito Correio Braziliense.

Os piores investimentos, nesse segmento, estariam no Sudoeste, Asa Sul e Asa Norte, que têm índices que variam de 20 a 40, representando rendimento anual de 2,5% a 5% – inferior a diversas aplicações disponíveis no mercado.

O Correio, em seu rigor jornalístico, foi ouvir gente desinteressada para não se deixar levar a conclusões precipitadas. O representante da Fazzioni Consultoria, que vive da bolhado mercado exuberante de Brasília, fez um malabarismo verbal para “explicar” por que, a despeito da furada do aluguel, comprar e vender imóveis é (sempre) uma excelente – e, aparentemente, sustentável – opção na capital.

“Brasília tem um perfil atípico. A oferta do aluguel na região central supera a demanda. Todos estão mais interessados em comprar imóveis. Então, o investidor busca retorno na venda, mas, enquanto tem o imóvel, quer que ele se pague por meio do aluguel.”
Luís Fazzioni, dono da Fazzioni Consultoria, ao Correio Braziliense

E, se Sachsida resolver embutir no Índice Bolha também a irracionalidade do mercado de compra e venda, o consultor já tem outra resposta coerente na ponta da língua: “Esse cara não passa de um… bolha!”

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Erika said,

    Eu queria muito que essa tal bolha estourasse logo e eu pudesse comprar um apê (para morar!) pelo preço que eles realmente valem aqui.

  2. 2

    […] Feirão da Casa Própria, realizado neste fim de semana em Brasília, é mais uma prova de que bolha imobiliária não existe… e de que fazer conta não é mesmo o forte do pessoal que acredita num mercado […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: