De mangas e jacas

Artocarpus heterophyllusA Mangifera indica e a Artocarpus heterophyllus são duas das figuras mais conhecidas das ruas de Brasília. A primeira, mais numerosa, acabou virando símbolo impróprio da cidade. A segunda, talvez graças à pujança de seus frutos, deu até nome a avenida. Exóticas, ambas vieram da Ásia para enfeitar os canteiros e cantinhos da capital brasileira, além de alimentar cidadãos mais ou menos esfomeados. Na cidade planejada, acabaram plantadas inclusive em estacionamentos, procedimento desaconselhado por botânicos, engenheiros agrônomos, paisagistas, biólogos e qualquer pessoa de bom senso. A engenheira florestal Roberta Maria Costa e Lima, que catalogou uma centena de espécies do Plano Piloto no guia de campo 100 árvores urbanas, diz ao Correio Braziliense que faltou pensar a forma e o local de plantio. Os transeuntes ousam discordar. Acham que faltou foi plantar também bananeiras, pitangueiras, jabuticabeiras, abacateiros, laranjeiras, cajueiros. Afinal, os flamboyants e ipês-rosas podem ser lindos, mas não enchem a barriga de ninguém.

Anúncios

4 Respostas so far »

  1. 1

    Pietra Luña said,

    Olá, linquei seu blog no meu que tbm fala de Brasília. Dá uma passadinha por lá, tá? bj Pietra

  2. 3

    Roberta Lima said,

    Olá, estou impressionada com a má interpretação do texto publicado no Correio Braziliense.
    Em nenhum momento eu eu afirmo: que faltou pensar a forma e o local de plantio das árvores!!!
    TENHA ÉTICA E RESPONSABILIDADE AO PUBLICAR ALGO EM SEU BLOG, especialmente ao citar o nome de alguma pessoa!!!
    Roberta Costa e Lima

  3. 4

    rchia said,

    Prezada Roberta,

    A frase publicada pelo Correio Braziliense, atribuída a você entre aspas, foi a seguinte: “Mas o problema, assim como em situações nas quais as raízes quebram as calçadas, é a forma e o local de plantio. Não adianta só plantar a árvore é preciso pensar em cada etapa”.

    Creio que é bastante razoável concluir que, se “o problema é a forma e o local de plantio” e que se “é preciso pensar em cada etapa”, faltou pensar a forma e o local de plantio.

    De qualquer forma, o mais importante é garantir a fidelidade do texto à realidade, de forma que, se desejar esclarecer sua opinião sobre o plantio das mangueiras e jaqueiras em estacionamentos e em outros locais inadequados, o blog se propõe a publicá-la com o devido destaque e observações no texto original.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: