Na faixa

Bota o péA prova de que Brasília é um lugar estranho – e nem sempre por aspectos negativos – é o respeito à faixa de pedestre. Aqui, quando o cidadão põe o pé nas listras, das duas uma: ou ele passa incólume ou é atropelado. Pelo menos é o que se depreende do tom de alarme das notícias sobre os 14 anos da campanha que transformou as faixas pintadas no chão da capital em realidade. Segundo as autoridades de trânsito, desde 1997, quando o motorista brasiliense, sob ameaça de multa, começou a respeitar a faixa, 77 pessoas morreram durante a travessia.

A verdade é que, se existe um lugar para arriscar a travessia na faixa sem um, ahm, pé atrás, esse lugar é Brasília. Mas o número de fatalidades mostra como as coisas são relativas. Com 77 mortos em 14 anos, ou 5,5 por ano, Brasília ainda é citada como exemplo para o resto do país. O que proporciona uma idéia nada sutil do nível da selvageria em outras cidades…

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    rmoraes said,

    Na última vez em que estive aí, vi um carro quase bater no da frente – que tinha parado na faixa para os pedestres passarem.
    Mas o que quase bateu devia ser um algum carioca a passeio. Eu mesmo demoro a deixar de me espantar com o respeito à faixa de pedestres quando vou aí…

  2. 2

    Rosangela said,

    Eu garanto que eu Rosangela, brasiliense, respeito sim a faixa e não possuo nenhuma multa de trânsito a pelo menos 5 anos. Não podemos esquecer que a questão vai muito além dos números, nós estamos lidando com brasileiros em todo o país e sabemos bem que a vantagem é algo que todos prezam no Brasil, então uma década talvez seja pouco pra mudar a cabecinha “oca” das pessoas, mas a passos de formiguinha chegaremos lá… a “coisa” já foi pior.
    Boa postagem!
    Um abraço carinhoso.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: