Cãocorrência

PerspectivaComo se sabe, Brasília é a terra das oportunidades, um lugar regido exclusivamente pelas regras de mercado e onde qualquer pessoa com disposição para trabalhar prospera. Em resumo, um retrato do Brasil que pode dar certo, um Brasil do livre empreendedorismo e da meritocracia. A introdução é necessária para se entender um dos comentários de Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal desde o início do ano, em recente entrevista ao Correio Braziliense :

A própria revisão dos contratos e a suspensão do Pró-DF [Programa de Promoção do Desenvolvimento Econômico Integrado e Sustentável] mostram nossa intenção. Estamos enfrentando esse problema em todas as áreas. Estamos recuperando a credibilidade do setor produtivo. A retomada das relações republicanas no governo está aumentando a confiança e a credibilidade e atraindo os empresários. Recentemente, me reuni com um grupo grande de hotelaria, que sempre quis se instalar aqui, mas afirmou que agora é possível. Antes, havia uma espécie de reserva de mercado, ou seja, para entrar no DF era preciso pagar ou se associar a empresários daqui. Empresas de fora tinham grande dificuldade de se instalar aqui e isso atrasou o nosso desenvolvimento.

Em sua polidez, o governador descreve a situação como “reserva de mercado”, expressão que deve ter a mesma origem etimológica do “paralelismo natural” usado pelos donos de postos para descrever a curiosa coincidência dos preços dos combustíveis na capital.

Ao longo dos anos, criticar a “reserva de mercado”, o “paralelismo natural” e outros eufemismos típicos tem sido visto ou como deplorável ato de lesa-paraíso ou como exemplo da inveja que sói brotar nos forasteiros diante da prosperidade pujante da capital. Que o próprio governador reconheça que a história não é bem assim pode ser um primeiro passo. Ou apenas uma resposta perdida no meio de uma entrevista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: