Via-crúcis virou circo

Verdadeira obra imortalOs fins de semana em Brasília têm sido movimentados pela presença de equipes de filmagem da superprodução Faroeste caboclo. Para quem não ligou a película ao fonograma, trata-se de filme baseado na música homônima composta em 1979 por Renato Russo e lançada em 1987 pelo grupo Legião Urbana, no disco Que país é este. Da Esplanada dos Ministérios à Universidade de Brasília, do Lago Sul à Cidade Ocidental (GO), as câmeras refazem a saga de João de Santo Cristo, de sua chegada da Bahia à morte “em frente ao lote 14” pelas mãos de Jeremias.

As maiores atenções, quase sempre, vão para a global Ísis Valverde, que vive Maria Lúcia, “aquela menina falsa” para quem Santo Cristo jurou seu amor. Já Fabrício Boliveira (Santo Cristo) e Felipe Abib (Jeremias) transitam praticamente anônimos pelos sets de filmagem.

Ainda não se sabe como o diretor René Sampaio transformará os 9 minutos da música num longa-metragem. Nem como o público brasiliense de hoje reagirá a situações totalmente estranhas à sua realidade: promessas vãs de políticos, tráfico de drogas, roubos praticados por jovens de classe média.

Quanto à maior expectativa, porém, não há dúvida. O brasiliense quer mesmo saber como serão transpostos à telona os versos que surgem pouco antes dos dois minutos de música em que Renato Russo revela seu extraordinário lirismo:

Dizia ele: “Estou indo pra Brasília
Neste país lugar melhor não há

O filme é ambientado no início da década de 1980, mas muita gente acha que, se fosse em 2011, não faria muita diferença.

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Flavia said,

    No fim das contas, a imagem da juventude brasiliense pro resto do país é de queimar índio, bater em professor e ser alienada. Tsc-tsc.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: